Páginas

domingo, 11 de dezembro de 2016

63% dos brasileiros querem que presidente renuncie para eleição direta, diz pesquisa Datafolha

A maioria da população brasileira (63%) é à favor da renúncia do presidente Michel Temer (PMDB) ainda esse ano para que haja eleição direta, apontou pesquisa Datafoha.


Segundo o levantamento, 27% se disseram contra a saída do presidente para esse fim, 6% se declara indiferente e 3% não souberam responder.

A pesquisa, realizada entre 7 e 8 de dezembro, com 2828 pessoas de 16 anos ou mais, tem a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Para que á população vá às urnas e escolha um novo presidente para o mandato-tampão, seria necessário que Temer deixasse o mandato até 31 de dezembro.

Segundo o artigo 81 da Constituição Federal, um novo pleito direto deve ser convocado em 90 dias se os cargos de presidente e vice ficarem sem titulares.

Do contrário, a eleição é indireta. “Ocorrendo a vacância nos últimos dois anos do período presidencial, a eleição para ambos os cargos será feita em 30 dias depois da última vaga, pelo Congresso Nacional”, determina o texto constitucional.

Fonte: Folha de S. Paulo